Com objetivo de preservar o patrimônio e a vida dos ocupantes de uma edificação, o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (SDAI) é responsável por identificar e informar aos usuários e operadores a iminência e ocorrência de um incêndio.
Deve ser projetado para identificar o mais rápido possível qualquer indício de incêndio e alarmar. A velocidade da sua atuação é um fator crítico para a atuação efetiva da brigada de combate a incêndio. Quanto mais rápido for identificado o incêndio, maiores são as chances de um combate efetivo e menores serão os danos causados.
Componentes de um sistema de detecção e alarme de incêndio
O principal benefício de uma solução completa de segurança em caso de incêndio é identificar o problema logo no início para então avisar a central e evacuar a edificação. A agilidade na detecção pode salvar vidas e reduzir maiores perdas em patrimônio. Os componentes citados a seguir funcionarão perfeitamente, desde que o sistema seja instalado por profissionais capacitados e todas manutenções preventivas estejam em dia.
- Central de alarme de incêndio: é o cérebro da operação e deve ser configurada por um profissional qualificado. Os dispositivos são conectados à central que, por sua vez, monitora todo o sistema e recebe informações dos dispositivos. Caso um deles detecte um princípio de incêndio, a central será a responsável por enviar os comandos que ativarão as sirenes de alarme de incêndio.
- Detector de fumaça: dispara o alerta ao detectar indícios de fumaça gerados pelo princípio de incêndio e envia a mensagem à central. Detectores confiáveis reduzem disparos de alarmes falsos, pois possuem proteção contra poeira.
- Detector de temperatura: disparam caso a temperatura do ambiente atinja o limite previamente configurado. Ao detectar o calor, os detectores avisam a Central da ocorrência.
- Acionador manual: precisam estar disponíveis e visíveis para que qualquer pessoa que perceba o princípio de incêndio possa acioná-los manualmente para também comunicar a central.
- Sinalizador audiovisual: o equipamento dispara caso a central receba o aviso de possível incêndio por outro tipo de dispositivo. Emite um sinal visual e sonoro, indicando a todas as pessoas a situação de alarme e emergência.
Soluções disponíveis para detecção e alarme de incêndio
Cada tipo de edificação requer um sistema diferente. Prédios pequenos e com estruturas simples podem investir em dispositivos de topologia convencional, que monitora e envia alarmes por setores.
Edificações maiores ou mais complexas, por sua vez, exigem uma detecção mais precisa. Sendo assim, a topologia endereçável possui um identificador específico em cada dispositivo. Assim a central consegue informar o local exato onde da incidência e o alarme acionado.
SDAI como proteção de investimento
Todos sabem dos perigos e danos que um incêndio pode causar. Como resultado de um incêndio, pode-se ter danos pessoais e danos materiais irreparáveis. Existem dispositivos e normas de segurança para evitar que um mal aconteça. Então, nada melhor do que prevenir. Um sistema de alarme de incêndio é uma forma segura de proteger seu investimento e a integridade física das pessoas ali instaladas.
O SDAI deve entrar na pauta das reuniões das empresas, na lista de deveres do síndico ou gestor. Converse com seu síndico ou gestor a respeito.
Trabalhamos com projetos de Engenharia, execução de serviços e assessoria técnica. Contamos com uma equipe técnica e de Engenheiros preparados para oferecer o que há de melhor em alarmes de incêndio. Confira a linha completa de detecção e alarme de incêndio na Conectar.