Artigos e Notícias de TI, Energia e Telecomunicações

A importância da manutenção preventiva em sistemas de segurança.

Normalmente, após a contratação de serviços de segurança eletrônica, as empresas optam por não ter o serviço de manutenção nos equipamentos pelo simples fato de o sistema ser novo. Apesar dos equipamentos serem novos, é importante uma verificação periódica em seus componentes para atestar todas as funcionalidades.

Geralmente, sistemas de segurança são integrados à outros, como exemplo às linhas telefônicas. Neste caso servem para comunicar uma Central quando um evento não autorizado está ocorrendo. Além disso, alarmes contam com sirenes que soam após a incidência de algum evento não autorizado. Então, um sistema de alarme não tem toda a sua utilidade quando não comunica à Central sobre um ato suspeito. Ou pior, quando não aciona a sirene na ausência de energia da concessionária. 

O mesmo serve para sistemas de CFTV, sobretudo quando além da função de exibir imagens, o sistema precisa gravar os registros em disco rígido. É comum empresas e condomínios terem o sistema instalado, e não se atentar à requisitos básicos de funcionalidades e segurança. São tidos como importantes o tempo de gravação, posicionamento das câmeras, qualidade das imagens, limpeza de lentes, alarmes do sistema, alimentação de emergência. Geralmente, essas e outras vulnerabilidades indicam se o sistema é confiável ou não. 

Além das dicas acima é muito importante, após a contratação de uma empresa, conferir se a mesma efetua os testes de integração com outros sistemas e se todas as funcionalidades estão ativas.

Infelizmente alguns prestadores de serviços prestam serviços continuados, mas não atestam suas integridade e funcionalidades.  Então é importante realizar manutenções preventivas no sistema de forma periódica e cobrar dos prestadores o efetivo funcionamento. Ações como essas podem assegurar que sua empresa ou condomínio fiquem seguros, sob o ponto de vista operacional. Como resultado de um bom plano de manutenção preventiva, estão a economia de tempo e dinheiro também. 

Conte com a Conectar Soluções para manter seu sistema 100% operante, seguro e confiável. Saiba mais em (31) 3991-1427 ou pelo e-mail comercial@conectartec.com.br

 

 

Contatos Conectar

Rua Queluzita n°257 • Bairro Fernão Dias
CEP:31910-000 • Belo Horizonte • MG

  • contato@conectartec.com.br
  • (31) 98741-5505