PABX – Tipos e tecnologias
O PABX (do inglês Private Automatic Branch Exchange) nada mais é do que uma central telefônica, muito comum em empresas, escritórios e até em residências, que permite ter sua própria rede de telefonia interna, facilitando e trazendo eficiência à rotina de trabalho. Conheça mais sobre as funções e as diferenças entre PABX analógico, digital e IP.
O que é um PABX?
De um modo simplificado, uma central telefônica PABX conecta-se em linha direta à uma operadora de telefonia, da mesma maneira que um telefone residencial comum.
A diferença entre esses dois produtos é que o PABX permite a conexão com outras linhas internas, feita através de ramais. Tal fato possibilita maior eficiência e rapidez na comunicação, e economia, pois elimina a necessidade de várias linhas telefônicas num mesmo local. É possível realizar a discagem e chamada para os ramais internos sem custos, assim como a transferência de ligações entre eles, com sigilo total entre as ligações. Enquanto isso, a conexão com linhas externas é mantida, ou seja, é possível realizar chamadas normalmente para linhas telefônicas fixas.
Tipos de PABX: analógico, digital e IP
No mercado, existem basicamente três tipos de tecnologia disponíveis para centrais telefônicas: a analógica e digital e a IP.
PABX analógico
A tecnologia analógica, mais antiga proporciona recursos básicos de telefonia. São muito utilizados em residências e empresas de pequeno porte que desejam profissionalizar sua comunicação, devido ao menor custo de investimento. Suas funções básicas são:
- Controle das chamadas telefônicas internas e externas
- Chamada em espera
- Permissões para realizar chamadas distintas para cada ramal
- Conexão com ramais sem fio
- Transferência de chamadas
- Identificador de chamadas
- Reuniões por telefone
- Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar
PABX Digital
Na tecnologia digital tem-se todas as funções acima com um grande diferencial, se comparado aos analógicos, entretanto com maior quantidade de recursos. Conheça algumas características que diferenciam um PABX digital:
- Comunicação híbrida integrando as tecnologias analógica, digital e IP
- Seleção automática de linhas, na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia.
- Tecnologia de entroncamento digital com a operadora, que proporciona a Discagem direta por ramal (DDR), maior quantidade de linhas comparado com um equipamento analógico, tarifação centralizada e qualidade de serviços superior.
- Ramal econômico, programa um limite de tempo para cada ligação. Exemplo: o telefone do seu colaborador está programado para fazer chamadas de no máximo 5 minutos, quando passar disso a ligação cairá.
- Terminais com tecnologia digital
- Maior capacidade de ramais
- Consulta a portabilidade para números celular, assim, sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilidade mais economia.
- Realização de chamadas com tecnologia IP.
- Facilidade na configuração do sistema.
- Possibilidade de interligação com outros PABX.
- Possibilidade de interligação com computadores.
- Economia de gastos com telefonia, todavia o cliente pode contratar um plano de telefonia Digital com a operadora de sua preferência. Como consequência, as tarifas são menores, devido a diversidade de planos empresariais.
- Menor custo com manutenção.
- Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP.
Um projeto de PABX digital apresenta um custo relativamente maior do que o analógico, contudo, dependendo do cenário, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas.
PABX IP
Diferentemente das tecnologias acima, o PABX IP funciona sobre a plataforma da rede de dados. Isto é, comporta-se como um roteador, mas de voz. Na tecnologia analógica e digital, tem-se pulsos, na IP tem-se pacotes.
Comparado com as tecnologias anteriores, tem-se um grande avanço quando falamos em PABX IP, por ele poder se comportar como os outros, todavia sendo chamado de híbrido. As vantagens do PABX IP são:
- Possibilidade de entroncamento entre matriz e filial por Rede de dados. Tal interligação não garante apenas a comunicação entre dois sites remotos sem custos, mas também permite que a filial utilize os recursos em telefonia da matriz.
- É possível ter grande redução de custos com telefonia móvel pois o sistema pode fazer a consulta ao banco de dados de portabilidade da ANATEL, roteando a ligação para a operadora de menor custo.
- Trabalho Remoto através de Softphones ou aparelhos IP’s
- Redução de custos: Possibilidade de contratação de serviços SIP (Voip), as tarifas são menores comparadas aos serviços convencionais.
- Mobilidade: É possível a utilização de softphone para ligações, de qualquer lugar do mundo. Normalmente utiliza-se App do fabricante, sobre redes 3G, 4G ou Wifi.
- O investimento em infraestrutura é menor, uma vez que é possível compartilhar um ponto de rede entre Telefone e computador. O aparelho telefônico armazena as informações do usuário, quando há alguma mudança de lay out na empresa. Assim não há a necessidade de se fazer remanejamento em cabeamento.
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